Projeto Gestante Cidadã (Promoção da Saúde Materna, Infantil e Concessão do Kit Enxoval)

Há 20 anos, a Paróquia desenvolve o Projeto Gestante Cidadã com o objetivo de promover a saúde materna e infantil. São mais de 120 gestantes atendidas, anualmente, com informações sobre saúde materna e infantil.

São realizadas oficinas sobre os cuidados com o bebê, amamentação, mitos e verdades sobre o parto, fatores emocionais na gestação, cuidados com a dentição do bebê, além de oficinas sobre os direitos da gestante.

As participantes e seus familiares recebem também o Kit Enxoval, produzido pelas voluntárias da Paróquia.

Incentivo à Economia Solidária

O Projeto apoia grupos de produção de artesanato, oferece capacitação e assessoria técnica aos empreendimentos, e estimula a comercialização dos produtos solidários, através da realização de feiras.

A iniciativa valoriza a cultura local e promove a melhoria da qualidade de vida dos integrantes dos grupos.

Há muitas formas para você exercer sua solidariedade. Confira:

1. Seja um doador: entre em contato com a secretaria paroquial. Ajude a melhorar a vida de gestantes, adolescentes e pessoas idosas que precisam de nossa ajuda.
  2. Contribua com a realização do Bazar-Brechó Solidário por meio da doação de roupas, acessórios, sapatos, brinquedos, aparelhos eletrônicos, utensílios domésticos, entre outros itens.
  3. Voluntariado: Participe de nosso trabalho social ajudando na produção de peças de artesanato, de enxovais para os bebês, participando da realização do Bazar-Brechó Solidário,  ministrando cursos, oficinas e palestras  para as gestantes, os adolescentes ou para as mulheres e pessoas idosas.

Mais informações na secretaria paroquial.

Vida Nova sem Drogas:

Projeto fundado pelo Pároco, Pe. Fernando Lopes, junto com alguns voluntários da Paróquia em ocasião da vinda do Papa Francisco ao RJ na Jornada Mundial da Juventude, no ano de 2013. O Projeto ajuda os jovens dependentes químicos a deixarem o vício das drogas, juntamente com o acompanhamento das suas respectivas famílias. Há a possibilidade de que os dependentes químicos sejam encaminhados para internação nas fazendas parceiras.

Horário dos encontros: 3ª feira – 18h30 às 20h30, no salão da Paróquia.

Responsável: Karla Izidoro e Dra. Eliana.

Mais informações na secretaria paroquial.

Outros Projetos Sociais parceiros da Paróquia:

Casa Santa Zita que ampara senhoras idosas.

Casa de Apoio à Saúde Nossa Senhora da Conceição cuida da saúde física dos enfermos, com atenção ao bem-estar psicológico e emocional dessas pessoas.

Obras Sociais Pavonianas é uma instituição social que funciona em Belo Horizonte desde 1946, dedicando-se ao atendimento em tempo integral de crianças e à profissionalização de jovens e adultos da Barragem Santa Lúcia, Morro do Papagaio e região.