Santuário Arquidiocesano

Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima (Santo Agostinho)

10h30

16h30
- Grupo de Jovens Ruah
16h30
- Grupo de Jovens Ruah
13 de Cada Mês - Dia Votivo de Nossa Senhora de Fátima

17h30

Você está em:

I Festa Junina da Paróquia leva cultura e alegria à Praça da Assembleia

Em clima de muita animação e harmonia, foi realizada no dia 22 de junho a primeira Festa Junina da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na Praça da Assembleia, no bairro Santo Agostinho. Cerca de mil e duzentas pessoas participaram do evento, organizado pelo Padre Fernando Lopes com o apoio dos paroquianos e de vários patrocinadores. A dupla de animadores Helvécio e Thelma comandou a programação.

Tudo colaborou para o sucesso da festa. A qualidade da comida e da bebida, as atrações musicais, o conforto e a segurança do local foram os aspectos mais elogiados pelos participantes. Até o inverno, que prometia rigor, deu uma trégua e trouxe à praça um frio ameno e o céu limpo e azulado de junho – cenário perfeito para o arraiá.

A festa começou às 19h30m, ao som do DJ Vinícius Amaral. Às 20h45m, a noite esquentou com a chegada do Grupo Arraiá Brejo Grande, trazendo a quadrilha. A essa altura, as mesas já estavam repletas de famílias e havia filas nas barracas de comidas e bebidas típicas. Muitos preferiram ficar de pé e dançar durante todo o evento. As crianças também foram contempladas: um pula-pula inflável fez a alegria da garotada.

O Grupo Arraiá Brejo Grande apresentou uma quadrilha bastante criativa, relembrando grandes sucessos do cinema internacional. Muito aplaudido pelo público, o grupo mostrou tradicionais momentos, como o casamento na roça e a chuva, de forma divertida e original, entremeando trilhas sonoras dos filmes “Cantando na Chuva” e “Titanic”, entre outros. Ao final, a plateia se juntou à quadrilha, dançando animadamente.

A diversão continuou com o Grupo de Forró Albert Holanda – que, além deste acordeonista, pianista e compositor, é integrado também pelos músicos Max (bateria), Elmo (zabumba e triângulo), Marcão (baixo) e Fernando Rodrigues (guitarra). O som do forró atraiu para a pista vários casais, que deram o tom de romance e alegria à festa.

Por volta das 22h30m, o DJ Vinícius Amaral retornou para a última apresentação musical da Festa Junina – que foi encerrada às 23 horas, pelo Padre Fernando. Ao agradecer e abençoar a todos, ele anunciou uma intensa programação para o segundo semestre de 2018, com destaque para uma noite de jazz com queijos e vinhos e um show com Arnaldo Antunes. Os recursos arrecadados na festa junina e em todos os eventos serão destinados às obras sociais mantidas pela paróquia.

Na avaliação do Padre Fernando, o evento representou “uma experiência, uma vivência e uma convivência fantásticas, porque nós trabalhamos a socialização entre os paroquianos. É uma festa que traz as pessoas para o espaço público, que é nosso. Dessa forma, trazemos a beleza para a praça – e a família, que engloba desde idosos, crianças, jovens, enfim, pessoas de todas as idades. Isso é fundamental”.

O pároco ressaltou que “há uma tríade no Evangelho: evangelização, que significa a palavra que promove o reino de Deus; cultura e educação. Quando nós temos essa tríade, esses pilares, nós temos uma sociedade mais humana, mais igualitária, mais fraterna e mais justa, do jeito que o brasileiro sempre almejou”.

Nessa perspectiva, conforme o Padre Fernando, a festa significa “uma possibilidade” concretizada pelo trabalho de todos os paroquianos envolvidos nas diversas pastorais da Paróquia Nossa Senhora de Fátima. “A supremacia do Espírito Santo não é feita por uma pessoa só. Cada um tem um dom e um talento colocados a serviço da comunidade. Por isso, o sucesso é total!” – afirmou o Padre, referindo-se ao resultado alcançado pela equipe.

Padre Fernando deixou um convite especial aos paroquianos: “Que Deus nos abençoe nesta caminhada. Conto sempre com a participação de outros tantos voluntários que possam nos ajudar nesse trabalho social, libertador e transformador para o qual Jesus nos convocou. Então, você está convidado, meu irmão!”

Vaguinho, marcador de quadrilha do Grupo Arraiá Brejo Grande. Pertence ao grupo desde 2003: “Muito boa festa! Essa é a primeira da Nossa Senhora de Fátima – e tenho certeza de que será a primeira de muitas outras. A gente fica emocionado. Estamos honrados em participar, e no ano que vem esperamos estar aqui novamente”. 

 

Mara, a noiva da quadrilha. É dançarina do Grupo Arraiá Brejo Grande há três anos. “Pelo que a gente pôde perceber, o pessoal gostou muito da dança. Foi uma honra para nós. Espero que a quadrilha seja chamada novamente nas próximas festas”.

Alice, economista, mora próximo à Paróquia e participa da Pastoral da Acolhida: ” Vejo com bons olhos e bastante entusiasmo a iniciativa do Padre Fernando de promover essas festas, porque elas aproximam a comunidade – e ela se apropria da praça. A praça precisava dessa apropriação. Existem festas maiores, com gente de outros lugares, nem sempre se pode provocar essa proximidade entre os moradores do bairro, esse acolhimento. Nesse sentido, a festa foi fantástica e está atingindo seus objetivos.  É a primeira vez que vejo uma quadrilha que usa temas de cinema, achei bacana”.

As adolescentes Iandra, de 13 anos, Ana Clara e Maria Clara, ambas com 12 anos, fizeram coro: “Está muito divertida! Está bem cheio aqui, muito legal, a comida é boa!”

Etevaldo Queiroz, que trabalha na Cemig, nascido em Sabinópolis e radicado em BH há 30 anos: “Maravilhosa! O Padre, o pessoal da Paróquia, os organizadores, estão todos de parabéns. Acho que é o melhor que se pode fazer: ocupar o espaço público com cultura, lazer, fazer esses encontros, reunir as famílias, bater um papo, curtir essas coisas maravilhosas que o nosso país oferece”. 

Neusa Calado de Souza, paroquiana de 96 anos, moradora do bairro de Lourdes: “Eu nunca vi uma festa de São João tão bonita! Muito animada. Pessoal bonito, todo mundo muito alegre!Diversão para todas as idades!”

Por Christiane Calado