Caritas Paroquial Nossa Senhora de Fátima:

A CARITAS PAROQUIAL NOSSA SENHORA DE FÁTIMA – CARITAS NSF é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 1964, por um grupo de voluntários da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, com a missão de desenvolver projetos de assistência social e de incentivo ao voluntariado. A CARITAS NSF atende anualmente, 180 famílias do Aglomerado Morro das Pedras, através de serviços de convivência, encontros, oficinas, cursos e ações que promovam o desenvolvimento humano e social de adolescentes, pessoas idosas, gestantes e mulheres em situação de vulnerabilidade social.

A Caritas desenvolve quatro projetos sociais na área de assistência social. Confira!

1. Projeto Caritas de Apoio ao Adolescente;
  2. Projeto Caritas de Amparo à Mulher e à Pessoa Idosa;
  3. Projeto Gestante Cidadã;
  4. Projeto Rotativo Solidário – Incentivo à Economia Solidária.

Projeto Caritas de Apoio ao Adolescente

O objetivo é promover o desenvolvimento humano e social de adolescentes da comunidade do Morro das Pedras, através de cursos, palestras e oficinas de orientação profissional, de elaboração do Projeto de Vida, preparação para o mundo do trabalho e orientações sobre direitos, deveres e a rede de proteção à criança e ao adolescente, oficinas de desenvolvimento de grupo, curso de informática, promoção de passeios, excursões e eventos, tais como visitas às faculdades, espaços culturais e de lazer, além de atendimentos individuais.

Projeto Caritas de Amparo à Mulher e à Pessoa Idosa

O Projeto busca amparar as mulheres e as pessoas idosas do Aglomerado Morro das Pedras na melhoria da qualidade de vida e no processo de envelhecimento. A Caritas NSF promove um espaço de convivência grupal e comunitária para que as mulheres e as pessoas idosas desenvolvam suas relações sociais, de afetividade e solidariedade. Orienta sobre os direitos e estimula as participantes a praticarem hábitos saudáveis de vida e promove o acesso delas às atividades de lazer, de arte e cultura.  Atualmente, são ofertadas: Oficina de Alfabetização, Oficinas de Artesanato, Oficina de Jogos de Afeto e Artes Cênicas (teatro), Oficinas de Reflexão e Cidadania, Atividade Física, Atividades de Promoção da Saúde e Atividades de Lazer.

Projeto Gestante Cidadã (Promoção da Saúde Materna, Infantil e Concessão do Kit Enxoval)

Há 20 anos, a Caritas desenvolve o Projeto Gestante Cidadã com o objetivo de promover a saúde materna e infantil. São 120 gestantes atendidas, anualmente, com informações sobre saúde materna e infantil.

São realizadas oficinas sobre os cuidados com o bebê, amamentação, mitos e verdades sobre o parto, fatores emocionais na gestação, cuidados com a dentição do bebê, além de oficinas sobre os direitos da gestante.

As participantes e seus familiares recebem também o Kit Enxoval, produzido pelas voluntárias da Caritas.

Incentivo à Economia Solidária

Considerando a necessidade apontada pela comunidade do Morro das Pedras em relação à geração de renda e ao incentivo a atividades de produção e comercialização do artesanato local, a Caritas elaborou o Projeto Rotativo Solidário – Incentivo à Economia Solidária.

O Projeto apoia grupos de produção de artesanato, oferece capacitação e assessoria técnica aos empreendimentos, e estimula a comercialização dos produtos solidários, através da realização de feiras.

A iniciativa valoriza a cultura local e promove a melhoria da qualidade de vida dos integrantes dos grupos.

Há muitas formas para você exercer sua solidariedade. Confira:

1. Seja um doador: entre em contato com a equipe da Caritas pessoalmente ou por telefone e cadastre-se. Ajude a melhorar a vida de gestantes, adolescentes e pessoas idosas do Aglomerado Morro das Pedras.
  2. Faça doações on-line, no site da Caritas.
  3. Contribua com a realização do Bazar-Brechó Solidário por meio da doação de roupas, acessórios, sapatos, brinquedos, aparelhos eletrônicos, utensílios domésticos, entre outros itens.
  4. Voluntariado: Participe de nosso trabalho social ajudando na produção de peças de artesanato, de enxovais para os bebês, participando da realização do Bazar-Brechó Solidário,  ministrando cursos, oficinas e palestras  para as gestantes, os adolescentes ou para as mulheres e pessoas idosas.

Mais informações na secretaria paroquial.

Sitehttp://caritasnsf.org.br/

FacebookCaritasParoquialNSF

Vida Nova sem Drogas:

Projeto que ajuda dependentes químicos e suas famílias a deixarem o vício das drogas.

Horário dos encontros: 3ª feira – 18h30 às 20h30, no salão da paróquia

Responsável: Carla Izidoro.