O Batismo é um sacramento da iniciação à fé cristã, uma celebração que promove a nossa identificação com Cristo em seu mistério pascal (cf. Rm 6,3-11). Como porta de entrada para a Igreja, o Batismo nos dá acesso aos demais sacramentos. Por ele, somos libertados do pecado original e regenerados como filhos e filhas de Deus, em Jesus Cristo, o seu Filho amado. Tornamo-nos membros do Corpo de Cristo e, incorporados à sua igreja, somos feitos templos do Espírito Santo. O Batismo pode ser definido como o sacramento da regeneração pela água e pela palavra.

Preparação para Batismo: Procure a secretaria de sua paróquia antes de marcar a celebração e conheça a proposta de preparação para o Batismo que a sua comunidade oferece. Escolha padrinhos católicos, que possam desempenhar a missão de colaboradores dos pais no compromisso de educar a criança na fé da Igreja e não apenas por motivos afetivos. Apresente a documentação exigida e, de preferência, batize em sua paróquia de residência. Sendo o Batismo realizado noutra igreja, peça o comprovante de participação na Catequese batismal e informe-se também lá, onde será celebrado.

As celebrações acontecem aos sábados, às 11h

Datas de batismo e de curso pra 2019

VAGAS ABERTAS

Agosto 07 Curso de Preparação 19h30 às 21h
10 Batizado 11h às 13h
Setembro 18 Curso de Preparação 19h30 às 21h
21 Batizado 11h às 13h
Outubro 16 Curso de Preparação 19h30 às 21h
19 Batizado 11h às 13h
Novembro 06 Curso de Preparação 19h30 às 21h
09 Batizado 11h às 13h
Dezembro 04 Curso de Preparação 19h30 às 21h
07 Batizado 11h às 13h

Para inscrição do Batismo, o pai ou a mãe deve procurar a Secretaria Paroquial com os seguintes documentos:

• Cópia de certidão de nascimento do batizando(a);
  • Cópia do RG dos pais e padrinhos;
  • Cópia do comprovante de endereço dos pais e padrinhos;
  • Cópia do certificado do Curso de Batismo dos pais e dos padrinhos.

Importante:

1. A inscrição deve ser realizada pelo pai ou mãe do batizando. Caso os pais não possam realizar a inscrição pessoalmente, deverá fazer uma declaração de próprio punho dando poderes ao responsável.
  2. Não há taxa ou cobrança para realização do batizado. Contudo, se os pais ou padrinhos quiserem ofertar, o valor é espontâneo, e pode ser entregue na Secretaria Paroquial ou na igreja no dia do Batizado.
  3. O não envio da documentação impossibilita a realização do Batismo.

Esclarecimentos:

• Os pais e padrinhos devem chegar à Igreja Nossa Senhora de Fátima 20 minutos antes do horário agendado para o início da cerimônia do Batismo para organização da entrada.
  • A cerimônia do batizado dura entre 1h e 1h30.
  • Na data do batizado os pais devem trazer uma vela e uma toalhinha para secar a cabeça da criança.
  • Na hora do batizado, será fornecida a vestimenta da paróquia para o batizando.
  • A consagração da criança a Nossa Senhora é feita ao final da celebração.
  • Os bancos da área frontal da igreja estarão identificados e reservados com o nome do batizando.
  • O banco comporta entre 8 e 10 pessoas confortavelmente e deve ser preferencial para os pais e padrinhos. Os outros convidados devem ocupar os bancos que não estão reservados.
  • O fotógrafo não deve ser os pais ou padrinhos.
  • O Certificado de Batismo será entregue durante a cerimônia do batizado.

Curso de Batismo:

Prezados pais e padrinhos,

Ide, pois, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. (Mt 28,19)

Para que a graça batismal possa desenvolver-se é importante a ajuda dos pais e padrinhos. O objetivo do curso de Batismo é que vocês reflitam em suas relações com Deus, com filhos, afilhados e com a comunidade de fé. E que possam sair deste momento de reflexão mais conscientes de sua missão.

Um abraço fraterno, Pastoral do Batismo.

Esclarecimentos:

• É necessário que pais e padrinhos participem do Curso de Formação para o Batismo.
  • O Curso de Formação para o Batismo tem validade de 2 anos.
  • Os pais e padrinhos que fizerem Curso de Formação para o Batismo em outra paróquia deverão apresentar o certificado deste na secretaria da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, até 2 dias úteis antes da data do batizado.
  • A criança cujos pais e padrinhos não participarem do Curso de Formação para o Batismo não poderá ser batizada.
  • Pedimos evitar trazer a criança no dia do Curso de Formação para o Batismo.
  • O Curso de Formação para o Batismo tem duração aproximada de 1h30.
  • O certificado do Curso de Formação para o Batismo será entregue ao término do curso.
  • A Paróquia disponibiliza velas para a venda no dia do curso, ao valor de R$ 15,00 (quinze reais)